Debilidade
O canário apresenta-se com menos vitalidade que o habitual pelo estado de fraqueza em que se encontra.As causas podem estar numa alimentação incorrecta, falta de vitaminas ou sais minerais, fêmea que faça demasiadas incubações ou macho que fez vários acasalamentos.
O tratamento consiste em fornecer uma boa e variada alimentação e dar também um complexo vitamínico.
Diarreia
O canário evacua constantemente, os excrementos são líquidos e o seu abdómen apresenta uma cor avermelhada.
As causas andavam associadas à falta de higiene nas instalações ou a uma alimentação imprópria.
Como tratamento, diremos que o isolamento da ave num ambiente aquecido, em temperatura não muito variável, é sempre um auxiliar. Também existem antibióticos apropriados a esta doença. Retirar a verdura e sementes «negras», dando durante alguns dias apenas alpista.
E
Epilepsia
Manifesta-se sobretudo nos canários jovens. A ave cai repentinamente no fundo da gaiola e fica como morta para, momentos depois, se levanta e retoma o ritmo de vida normal como se nada tivesse acontecido.
As causas podem ser um desequilíbrio do sistema nervoso, parasitas internos ou até um estado geral de fraqueza.
Se os ataques epilépticos sâo frequentes e a origem é hereditária nada se pode fazer. Nos casos em que a manifestação é devida a acidente (susto de uma gaiola que cai, longa exposição ao sol) pode ser curável consultando um veterinário para receitar um medicamento apropriado.
Sem comentários:
Enviar um comentário