Opinião


Bem vindos.


Criei este blog para mostrar um pouco da minha região e o gosto que tenho por canários e a sua criação,
Todas as fotografias , opiniões, sugestões são exclusivamente de minha autoria e sem nenhum caracter cientifico.

Salvo alguma excepção, devidamente assinalada com o nome do autor.

SEGUIDORES

terça-feira, 17 de maio de 2011

CANÁRIOS - Doenças de A a Z

A


Anemia

   O canário apresenta o bico, as penas e os olhos muito pálidos, descorados, tem falta de apetite e um emagrecimento acentuado.
   A causa da doença é a falta de glóbulos vermelhos provocada por uma deficiente alimentação, carência de vitaminas, podendo ter contribuído a falta de espaço para a prática de exercícios ou ainda o contágio de algum parasita.
   O tratamento consiste em acrescentar à dieta papa de ovo, a mistura de sementes ser bem limpa, verduras frescas e um complexo vitamínico.

Artrite ou reumatismo

   Manifesta-se pelo inchaço das articulações do canário, principalmente nas asas ou patas. Quando afectado procura mais o fundo da gaiola que os poleiros.
   As causas principais podem ser reduzidas a três — hereditariedade, local húmido ou deficiente alimentação.
   O tratamento consiste em lavar a zona dorida e inchada com um desinfectante próprio diluído em água tépida e seguidamente aplicar pomada farmacêutica especial para estes casos. Fornecer na alimentação abundância de verdura e cenoura.

   Asma
 O canário tem dificuldade na respiração, ficando muito cansado ao menor esforço. Bebe muita água e vai lentamente perdendo o apetite.
   A causa pode ter sido uma corrente de ar, falta de higiene nas instalações, poeiras nas sementes ou ainda devido ao facto de o local onde se encontra ser muito húmido.
   O tratamento consiste na aplicação de produto farmacêutico próprio, atenuando a doença as seguintes medidas: dar bastante espaço ao canário para que possa fazer exercícios, mantê-lo num lugar aquecido e de temperatura constante, reduzir-lhe na alimentação as sementes «gordas» e aumentar os vegetais.

1 comentário:

  1. Olá António

    Ora aí está um belo e sucinto glossário das doençasque atingem as nossas aves. Muito bem.

    Abraço

    ResponderEliminar